Notícia
1/3/2022

Expedição Piracicaba planeja retorno à bacia para apresentação de diagnóstico

Após a Expedição Piracicaba – Pela Vida do Rio, que ocorreu entre os dias 26 de maio a 5 de junho de 2019, ter percorrido as 21 cidades e realizado coleta de material em toda Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba para posterior análise é chegada a hora de apresentar os resultados desse trabalho.
Para tanto já foi iniciado o planejamento para a próxima expedição.
A expedição que apresentaria o diagnóstico da bacia seria realizado em 2020, mas a pandemia do coronavirus impediu uma nova mobilização social e empurrou o projeto para esse ano de 2022.
Os responsáveis pelo projeto, Tribuna do Piracicaba – A Voz do Rio e o CBH Piracicaba, sob coordenação técnico científica da Unifei – Campus Itabira, preparam o lançamento da Revista “Viva Piracicaba”, onde estará sendo apresentado a atual situação sócio ambiental das cidades que compõem a Bacia e ainda o livro técnico cientifico com os resultados das análises desenvolvidas pelos laboratórios parceiros – Unifei - Campus Itabira, SAAE Itabira e Ufop - Ouro Preto.
O livro técnico trará as análises físico-químicas da qualidade da água e ainda um trabalho inédito sobre os micro contaminantes que afetam a bacia. Também serão apresentados estudos sobre o uso e ocupação do solo em toda bacia hidrográfica – trabalho feito com as mais modernas técnicas, desenvolvido pela Unifei. Além de todo esse material, fará parte da publicação um atlas inédito, mostrando um verdadeiro raio X de toda região, desenvolvido pelo CDTN – BH (Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear), parceiro do projeto.
A proposta da nova expedição será mobilizar novamente toda bacia e, de cidade em cidade, promover encontros, seminários e fóruns para fazer o lançamento das publicações, apresentar o diagnóstico e propostas para a revitalização da bacia.
O trabalho de planejamento estará sendo iniciado nesse mês de fevereiro para já em março ter início à mobilização das cidades da bacia, envolvendo os poderes executivo, legislativo, judiciário e entidades constituídas em todo território.
A Expedição Piracicaba conta com o apoio e parceria da:
Governo Federal / ANA (Agência Nacional de Águas) / Governo Estadual / SEMAD (Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) / IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas) / FEAM (Fundação Estadual do Meio Ambiente) / IEF (Instituto Estadual de Florestas) / CBH Doce / MPMG (Ministério Público do Estado de Minas Gerais) / Emater-MG / PMMG (Polícia Militar do Estado de Minas Gerais) 11º BBM / Fórum Nacional Dos Comitês Hidrográficos / Fórum Mineiro Dos Comitês Hidrográficos / Usiminas / Gerdau / ArcelorMittal / Cenibra / Amepi (Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba) / Amva (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Aço / Prefeituras e Câmaras da Bacia Hidrográfica do Piracicaba.